Avançar para o conteúdo principal

Caixa de sal!

Material:

Uma caixa ou tabuleiro de cozinha;
1 ou 2 pacotes de sal ou areia;
1 ou 2 colheres de sobremesa ou café;
Alguns objetos que tenham em casa, de preferência naturais:
1 ou 2 copos plásticos.

O objetivo desta atividade é possibilitar às crianças um brincar consciente.

Durante a exploração do jogo a criança, de forma autónoma, irá experimentar conceitos como encher e esvaziar e simultaneamente perceber uma relação de causa-efeito através da repetição das suas ações.

É igualmente uma atividade que poderá levar as crianças e desenvolver a sua coordenação motora, nomeadamente na ajuda da definição das sua mão dominante, sempre que a solicitar para a ajudar a encher e equilibrar o sal na colher e posteriormente o despejar na caixa ou nos copos.

Transversalmente e derivado à natureza aberta dos materiais utilizados, esta atividade poderá potenciar um envolvimento prolongado na mesma, o que desenvolve nas crianças a sua capacidade de concentração!



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Zumba Kids (1)

A profª Ana Ricardo, da Escola de dança You Dance, permitiu a partilha das aulas para os seus alunos. Assim, já podem dançar em família ou mesmo sozinhos.

Pintura com tintas caseiras

Estamos em casa fechados e não temos tintas? Olhem as boas ideias da educadora Celeste!

OS EFEITOS DO CONFINAMENTO NAS CRIANÇAS E NAS FAMÍLIAS. O QUE PRECISAMOS?

Ofélia Libório Educadora de  Infância  São vários os efeitos  nefastos nas crianças, resultantes das medidas de confinamento. A minha  experiência  pessoal, como educadora, permite-me  afirmar que a extensão dos problemas se agudizou com o segundo confinamento. Através das experiências de E@D que realizei  foi possível constatar que muitas crianças desenvolveram inseguranças exageradas. Têm, por exemplo, muito presente o  medo de perder familiares e amigos.   Também foi possível observar que muitas crianças passaram muito tempo sozinhas, demasiado, na companhia da televisão ou  da consola  de jogos, enquanto os adultos cuidadores estavam em teletrabalho ou apoiavam irmãos mais  velhos. Muitas crianças ficaram muito tempo fechadas nas suas habitações,  sem possibilidade de brincar ao ar livre  e de realizar as atividades motoras que  a sua condição de desenvolvimento exige. Por essa razão, tentámos, no meu ag...