Avançar para o conteúdo principal

Não é barulho, é música…

Material:
Tampas de panela, pequenos tachos, cafeteiras, colheres de metal, colheres de pau…
Cordel ou atacadores
Computador a dar música, (Stomp)

Execução: Pendurar as tapas, panelas, objetos selecionados (SEGUROS PARA CRIANÇAS). Simultaneamente colocar o vídeo sugerido, ou outro do mesmo género e deixar as crianças explorar LIVREMENTE.

Extensão da atividade: Para além dos materiais pendurados, podem reservar mais alguns e deixá-los soltos para uma exploração mais alargada e dinâmica. Como não vai resistir, pode e deve, posteriormente, juntar-se à atividade.
Este género de atividade tem como principal potencialidade o desenvolvimento da Iniciativa por parte das crianças e simultaneamente o despertar para uma consciência sonora e musical, a que podemos dar o nome de Artes Criativas.
Através da proposta apresentada as crianças são levadas a realizar escolhas como: (qual a tampa que escolho para bater, qual a que não gostei do som produzido, a tampa A conjugada com a tampa B é o som que mais gosto, preferência pela colher metálica ou pela da pau que produz um som diferente…). Todas estas descobertas e posterior escolhas, não condicionadas, são promotoras de um desenvolvimento da sua Iniciativa.
A componente do desenvolvimento artístico, neste caso musical, está fortemente presente na atividade. Será interessante verificar a consciência rítmica que muitas crianças podem demonstrar na exploração do jogo. O auxílio do vídeo sugerido poderá despertar esse mesmo sentido rítmico.  Por seu lado, a simples exploração de sons e imitação dos mesmos são, por si só, grandes fatores de desenvolvimento.
Continuação de bom dia, e boas explorações...

P.S - No vídeo e fotos os materiais aparecem pendurados a partir do teto. Em casa podem pendurar nos varões dos cortinados ou na cadeiras da sala..
Sejam criativos! :)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zumba Kids (1)

A profª Ana Ricardo, da Escola de dança You Dance, permitiu a partilha das aulas para os seus alunos. Assim, já podem dançar em família ou mesmo sozinhos.

Pintura com tintas caseiras

Estamos em casa fechados e não temos tintas? Olhem as boas ideias da educadora Celeste!

A Cidade de Todos os Dias

Para todas as crianças que se encontram em isolamento, o Gato de Bigode conta-nos a história da Carlota, do Martim e do Gabriel e da sua cidade onde as crianças passavam a vida a brincar. Com a chegada do Corona Virus, tudo mudou... Querem saber o que aconteceu? Então descarreguem este divertido livro que, além da história para contar, está à espera que se divirtam a pintá-lo!