Avançar para o conteúdo principal

Não é barulho, é música…

Material:
Tampas de panela, pequenos tachos, cafeteiras, colheres de metal, colheres de pau…
Cordel ou atacadores
Computador a dar música, (Stomp)

Execução: Pendurar as tapas, panelas, objetos selecionados (SEGUROS PARA CRIANÇAS). Simultaneamente colocar o vídeo sugerido, ou outro do mesmo género e deixar as crianças explorar LIVREMENTE.

Extensão da atividade: Para além dos materiais pendurados, podem reservar mais alguns e deixá-los soltos para uma exploração mais alargada e dinâmica. Como não vai resistir, pode e deve, posteriormente, juntar-se à atividade.
Este género de atividade tem como principal potencialidade o desenvolvimento da Iniciativa por parte das crianças e simultaneamente o despertar para uma consciência sonora e musical, a que podemos dar o nome de Artes Criativas.
Através da proposta apresentada as crianças são levadas a realizar escolhas como: (qual a tampa que escolho para bater, qual a que não gostei do som produzido, a tampa A conjugada com a tampa B é o som que mais gosto, preferência pela colher metálica ou pela da pau que produz um som diferente…). Todas estas descobertas e posterior escolhas, não condicionadas, são promotoras de um desenvolvimento da sua Iniciativa.
A componente do desenvolvimento artístico, neste caso musical, está fortemente presente na atividade. Será interessante verificar a consciência rítmica que muitas crianças podem demonstrar na exploração do jogo. O auxílio do vídeo sugerido poderá despertar esse mesmo sentido rítmico.  Por seu lado, a simples exploração de sons e imitação dos mesmos são, por si só, grandes fatores de desenvolvimento.
Continuação de bom dia, e boas explorações...

P.S - No vídeo e fotos os materiais aparecem pendurados a partir do teto. Em casa podem pendurar nos varões dos cortinados ou na cadeiras da sala..
Sejam criativos! :)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zumba Kids (1)

A profª Ana Ricardo, da Escola de dança You Dance, permitiu a partilha das aulas para os seus alunos. Assim, já podem dançar em família ou mesmo sozinhos.

Pintura com tintas caseiras

Estamos em casa fechados e não temos tintas? Olhem as boas ideias da educadora Celeste!

OS EFEITOS DO CONFINAMENTO NAS CRIANÇAS E NAS FAMÍLIAS. O QUE PRECISAMOS?

Ofélia Libório Educadora de  Infância  São vários os efeitos  nefastos nas crianças, resultantes das medidas de confinamento. A minha  experiência  pessoal, como educadora, permite-me  afirmar que a extensão dos problemas se agudizou com o segundo confinamento. Através das experiências de E@D que realizei  foi possível constatar que muitas crianças desenvolveram inseguranças exageradas. Têm, por exemplo, muito presente o  medo de perder familiares e amigos.   Também foi possível observar que muitas crianças passaram muito tempo sozinhas, demasiado, na companhia da televisão ou  da consola  de jogos, enquanto os adultos cuidadores estavam em teletrabalho ou apoiavam irmãos mais  velhos. Muitas crianças ficaram muito tempo fechadas nas suas habitações,  sem possibilidade de brincar ao ar livre  e de realizar as atividades motoras que  a sua condição de desenvolvimento exige. Por essa razão, tentámos, no meu ag...