Avançar para o conteúdo principal

Transparências…

Material:
Panos ou lenços translúcidos de várias cores ou sacos plástico;
Materiais naturais (pinhas, conchas, pequenas Madeiras ou lascas de lanha, bolas da árvore de natal… em alternativa podem usar alguns brinquedos leves);
Cordel ou atacadores;
Uma janela.

Execução: Junto da janela de casa, preferencialmente onde bata o sol, pendurar os panos ou lenços ou sacos plástico e também alguns dos materiais que selecionaram.

Extensão da atividade: Para além dos panos e materiais pendurados, podem reservar mais alguns e deixá-los soltos para uma exploração mais alargada e dinâmica.

Com esta atividade, as crianças são levadas a promover o seu desenvolvimento cognitivo.

Com o desafio de observarem o mundo que as rodeia através de perspetivas diferentes. A translucidez dos materiais irá permitir uma panóplia de oportunidades na sua interação com os materiais. (exploração de reflexos, cores, esconde-esconde…)

O uso de matérias de fim aberto, aliados aos lenços ou sacos, pode, através do jogo, potenciar várias descobertas e jogos que irão permitir a aquisição de diferentes noções. (à frente de, por cima de, em baixo de…).

Mais que conceitos e potencialidades de aprendizagem esta atividade promove o deslumbramento por parte das crianças, e dos adulto que se envolvam nesta mesma exploração.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zumba Kids (1)

A profª Ana Ricardo, da Escola de dança You Dance, permitiu a partilha das aulas para os seus alunos. Assim, já podem dançar em família ou mesmo sozinhos.

Pintura com tintas caseiras

Estamos em casa fechados e não temos tintas? Olhem as boas ideias da educadora Celeste!

OS EFEITOS DO CONFINAMENTO NAS CRIANÇAS E NAS FAMÍLIAS. O QUE PRECISAMOS?

Ofélia Libório Educadora de  Infância  São vários os efeitos  nefastos nas crianças, resultantes das medidas de confinamento. A minha  experiência  pessoal, como educadora, permite-me  afirmar que a extensão dos problemas se agudizou com o segundo confinamento. Através das experiências de E@D que realizei  foi possível constatar que muitas crianças desenvolveram inseguranças exageradas. Têm, por exemplo, muito presente o  medo de perder familiares e amigos.   Também foi possível observar que muitas crianças passaram muito tempo sozinhas, demasiado, na companhia da televisão ou  da consola  de jogos, enquanto os adultos cuidadores estavam em teletrabalho ou apoiavam irmãos mais  velhos. Muitas crianças ficaram muito tempo fechadas nas suas habitações,  sem possibilidade de brincar ao ar livre  e de realizar as atividades motoras que  a sua condição de desenvolvimento exige. Por essa razão, tentámos, no meu ag...