Avançar para o conteúdo principal

Transparências…

Material:
Panos ou lenços translúcidos de várias cores ou sacos plástico;
Materiais naturais (pinhas, conchas, pequenas Madeiras ou lascas de lanha, bolas da árvore de natal… em alternativa podem usar alguns brinquedos leves);
Cordel ou atacadores;
Uma janela.

Execução: Junto da janela de casa, preferencialmente onde bata o sol, pendurar os panos ou lenços ou sacos plástico e também alguns dos materiais que selecionaram.

Extensão da atividade: Para além dos panos e materiais pendurados, podem reservar mais alguns e deixá-los soltos para uma exploração mais alargada e dinâmica.

Com esta atividade, as crianças são levadas a promover o seu desenvolvimento cognitivo.

Com o desafio de observarem o mundo que as rodeia através de perspetivas diferentes. A translucidez dos materiais irá permitir uma panóplia de oportunidades na sua interação com os materiais. (exploração de reflexos, cores, esconde-esconde…)

O uso de matérias de fim aberto, aliados aos lenços ou sacos, pode, através do jogo, potenciar várias descobertas e jogos que irão permitir a aquisição de diferentes noções. (à frente de, por cima de, em baixo de…).

Mais que conceitos e potencialidades de aprendizagem esta atividade promove o deslumbramento por parte das crianças, e dos adulto que se envolvam nesta mesma exploração.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zumba Kids (1)

A profª Ana Ricardo, da Escola de dança You Dance, permitiu a partilha das aulas para os seus alunos. Assim, já podem dançar em família ou mesmo sozinhos.

Pintura com tintas caseiras

Estamos em casa fechados e não temos tintas? Olhem as boas ideias da educadora Celeste!

A Cidade de Todos os Dias

Para todas as crianças que se encontram em isolamento, o Gato de Bigode conta-nos a história da Carlota, do Martim e do Gabriel e da sua cidade onde as crianças passavam a vida a brincar. Com a chegada do Corona Virus, tudo mudou... Querem saber o que aconteceu? Então descarreguem este divertido livro que, além da história para contar, está à espera que se divirtam a pintá-lo!