Avançar para o conteúdo principal

Vamos ser astronautas com a Agência Espacial Europeia!

A quarentena custa mais do que parece, especialmente, com crianças e em apartamentos. O tempo não passa e a cada dia aumenta o desgaste.
Por isso mesmo, a Agência Espacial Europeia convida as crianças para uma aventura na qual podem ser astronautas.

O que acham de:
Ir à Descoberta... iniciamos um projeto sobre astronautas. Ouvimos as crianças sobre o que querem saber, fazemos pesquisas online e nos livros que temos em casa, desenhamos e organizamos a informação... na parede ou na porta do frigorífico... porque não? Uma resposta pode dar origem a novas perguntas, importa tornar as crianças cada vez mais independentes no processo de pesquisa;

Diário da ou do Astronauta... definimos objetivos, horários, rotinas e tarefas para cada dia. Que aventuras vai viver o astronauta amanhã e como vamos fazer para conseguir?

Porque é que os Astronautas não podem sair da nave? Falamos de questões sérias sem preocupar a criança – o recurso ao imaginário permite à criança a fuga quando a informação se torna demasiado intensa ou dolorosa, simultaneamente dá instrumentos ao adulto para estabelecer regras e explicar o momento que se está a viver;

Manter o contacto com os outros mas através da nave... tal como os astronautas, é preciso ligar à Terra e falar com quem gostamos – criar rotinas de contactar pessoas ajuda a dividir a tarefa da quarentena e angaria carinho à volta dos nossos filhos. Os avós podem, por via online, passar tempo com os netos. Devem criar horários e rotinas para esses contactos; ajuda os avós, os pais e os netos.
O universo é o limite!

Se vários amigos aderirem ao projeto, as naves e estações espaciais podem entrar em contacto e funcionar em rede. A NASA ou a ESA costumam responder aos contactos das crianças. Podem enviar um e-mail para: education@esa.int ou visitar o site.

Claro que pode fazer tudo isto sem um projeto! Mas definir um projeto desencadeia a adesão, prolonga o envolvimento, estimula o imaginário e devolve o tempo de brincar à criança.

Entre irmãos, os projetos estimulam colaborações e entreajuda que raramente observamos.

Com este ou outro tema à escolha, cada família pode iniciar o seu projeto enquanto estabelece um ambiente positivo e confiante para a criança. Tarefa difícil, muito difícil mas de extrema importância nos dias de hoje!

Boa sorte!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zumba Kids (1)

A profª Ana Ricardo, da Escola de dança You Dance, permitiu a partilha das aulas para os seus alunos. Assim, já podem dançar em família ou mesmo sozinhos.

Pintura com tintas caseiras

Estamos em casa fechados e não temos tintas? Olhem as boas ideias da educadora Celeste!

OS EFEITOS DO CONFINAMENTO NAS CRIANÇAS E NAS FAMÍLIAS. O QUE PRECISAMOS?

Ofélia Libório Educadora de  Infância  São vários os efeitos  nefastos nas crianças, resultantes das medidas de confinamento. A minha  experiência  pessoal, como educadora, permite-me  afirmar que a extensão dos problemas se agudizou com o segundo confinamento. Através das experiências de E@D que realizei  foi possível constatar que muitas crianças desenvolveram inseguranças exageradas. Têm, por exemplo, muito presente o  medo de perder familiares e amigos.   Também foi possível observar que muitas crianças passaram muito tempo sozinhas, demasiado, na companhia da televisão ou  da consola  de jogos, enquanto os adultos cuidadores estavam em teletrabalho ou apoiavam irmãos mais  velhos. Muitas crianças ficaram muito tempo fechadas nas suas habitações,  sem possibilidade de brincar ao ar livre  e de realizar as atividades motoras que  a sua condição de desenvolvimento exige. Por essa razão, tentámos, no meu ag...