Avançar para o conteúdo principal

Retidos em Casa: o impacto psicológico e estratégias para superar o isolamento - Entrevista com Daniel Sampaio

Na Grande Entrevista com Vítor Gonçalves que foi transmitida pela RTP no dia 25 de Março de 2020, o psiquiatra Daniel Sampaio fala-nos sobre como evitar o medo e o pânico nesta situação inesperada em que nos encontramos atualmente e proteger os idosos, os avós, parte da nossa história.
No que se refere às famílias, o conhecido professor debruça-se sobre as relações nesta nova realidade em que é pedido às famílias que "fiquem em casa" e construam um quotidiano diferente daqueles a quem estão habituadas.
Vale a pena ouvir a entrevista completa em






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zumba Kids (1)

A profª Ana Ricardo, da Escola de dança You Dance, permitiu a partilha das aulas para os seus alunos. Assim, já podem dançar em família ou mesmo sozinhos.

Pintura com tintas caseiras

Estamos em casa fechados e não temos tintas? Olhem as boas ideias da educadora Celeste!

OS EFEITOS DO CONFINAMENTO NAS CRIANÇAS E NAS FAMÍLIAS. O QUE PRECISAMOS?

Ofélia Libório Educadora de  Infância  São vários os efeitos  nefastos nas crianças, resultantes das medidas de confinamento. A minha  experiência  pessoal, como educadora, permite-me  afirmar que a extensão dos problemas se agudizou com o segundo confinamento. Através das experiências de E@D que realizei  foi possível constatar que muitas crianças desenvolveram inseguranças exageradas. Têm, por exemplo, muito presente o  medo de perder familiares e amigos.   Também foi possível observar que muitas crianças passaram muito tempo sozinhas, demasiado, na companhia da televisão ou  da consola  de jogos, enquanto os adultos cuidadores estavam em teletrabalho ou apoiavam irmãos mais  velhos. Muitas crianças ficaram muito tempo fechadas nas suas habitações,  sem possibilidade de brincar ao ar livre  e de realizar as atividades motoras que  a sua condição de desenvolvimento exige. Por essa razão, tentámos, no meu ag...