Avançar para o conteúdo principal

A boa distância!



animal, bicho, bonitinho
Os ouriços-cacheiros

Um pequeno grupo de ouriços-cacheiros alimentava-se na tundra gelada da Sibéria polar. Cada um procurava, por seu lado, alguns líquenes que tivessem escapado à geada.
Mas, de repente, a tempestade levanta-se.
E o vento glaciar começa a soprar cada vez mais forte. A temperatura cai vertiginosamente.
O vento trespassa a pele, apesar de espessa, dos animais entorpecidos.
De um só movimento instintivo, o grupo reúne-se então para oferecer menos resistência ao vento. Apertam-se uns contra os outros.
Perto, muito perto, fundidos numa só carne para escapar ao sopro glaciar e encontrar algum calor no contacto dos corpos. Mas quanto mais se pressionam uns contra os outros, mais as suas agulhas endurecidas pelo frio penetram penosamente na carne.
Feridos, afastam-se então instintivamente. Mas o vento rodopiante de neve envolve-os de novo na sua capa gelada.
De repente, aproximam-se mais uma vez, procurando não se ferir. Nem demasiado distantes, para beneficiarem do calor do outro, nem demasiado perto, para não se magoarem… e desta vez encontraram…a boa distância.

Sabedoria popular inspirada em Schopenhaeur

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Zumba Kids (1)

A profª Ana Ricardo, da Escola de dança You Dance, permitiu a partilha das aulas para os seus alunos. Assim, já podem dançar em família ou mesmo sozinhos.

Pintura com tintas caseiras

Estamos em casa fechados e não temos tintas? Olhem as boas ideias da educadora Celeste!

Cu-cu respiração, onde andas tu?

Mindfulness é a capacidade de colocarmos a nossa atenção no momento presente, no aqui e no agora, com intenção e sem julgamentos. Neste e-book pode encontrar algumas atividades do dia-a-dia que podem ser saboreadas em família. Usufrua e melhore deste modo as relações parentais. Clique sobre a imagem.